Decapé

Decapé

Neste tipo de trabalho, iremos abordar sobre a realização de um decapé de forma a dar uma segunda vida a móveis com os quais já não nos identificamos e que podem ser salvos, ou, então, para personalizar todo o tipo de madeiras que não obtiveram o devido tratamento.

 

Deste modo, através do decapé, é possível atribuir uma nova aparência e um novo ar às madeiras da nossa casa, beneficiando e favorecendo as texturas que a madeira nos oferece, dando, por isso, um aspecto mais rústico e, ao mesmo tempo, fazer com que pareça desgaste em determinadas áreas dos móveis em questão.
Por conseguinte, os materiais essenciais para a realização de um decapé são:

 

  • uma peça de mobiliário ou uma superfície de madeira que tenhamos como objetivo transformar;
  • uma lixa fina e uma lixa grossa para a madeira;
  • tinta aquosa mate ou fosca;
  • verniz incolor (pode ser mate ou fosco);
  • trinchas;
  • é fundamental utilizar luvas de látex ao manusear os produtos.

 

Assim, iremos, primeiramente, preparar a superfície escolhida e lixá-la, de forma a deixá-la o mais natural possível. De seguida, separamos as peças dos móveis (incluindo os puxadores) e damos uma primeira demão de tinta à base aquosa, deixando, posteriormente, secar durante cerca de 8 horas. Antes de dar uma segunda camada, é necessário passar a lixa fina para madeira por toda a superfície com o objetivo de evitar os grumos ou excessos que pudemos deixar com o pincel. Posto isto, começamos a lixar os móveis, muito devagar, com a lixa grossa, permitindo que a cor da madeira realce em alguns pontos da textura da mesma.

 

Uma vez terminado, passamos a lixa fina sobre todo o conjunto novamente e após esta etapa é necessário limpar bem todo o móvel para que não reste pó antes de passar para o passo seguinte. Para finalizar o processo, aplicamos o verniz incolor.
Além disso, caso pretendam ter mais efeitos nos trabalho de decapé podem colocar dois ou três tons de cor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*